Sobre Colégio Interação
Os princípios pedagógicos do Colégio Interação Modelo estão centrados numa linha pluralista, buscando a inovação, a atualização e o aperfeiçoamento constante, para que o aluno esteja sempre estimulado à aprendizagem, ao convívio social, a prática da cidadania, conhecedor dos seus direitos e deveres e no seu cotidiano possa ser agente de transformação diante dos seus objetivos de vida, também, através da pesquisa dentro e fora da escola.
Busca-se implantar um processo de ação-reflexão-ação, ao mesmo tempo global e setorizado, onde o esforço conjunto e a vontade política da comunidade escolar serão a mola mestra para a qualificação da escola.
Técnica e pedagogicamente procura-se viabilizar uma ação planejada com práticas educativas fundamentadas, sistematizadas, continuadas e aperfeiçoada continuamente. Estabelecer-se-á um processo de planejamento, discussão, decisão, ação, reflexão, avaliação planejamento, nova ação, visando obter-se cara própria, fundamento, conteúdo, resultados, enfim a identidade da escola, como espaço necessário à construção do conhecimento e da cidadania.
A concepção dialética da construção do conhecimento dinâmico e contínuo, leva o indivíduo a aprender por interações coletivas, de forma ativa, e o papel do professor é provocar conflitos cognitivos no aluno, impulsionando-o à criação de novos conhecimentos.