Sobre Colégio Anjo da Guarda
O Colégio Anjo da Guarda foi fundado em 1931, a partir da iniciativa do Cônego Aristides da Silveira Leite, então vigário da Paróquia de Bebedouro, e com um intenso envolvimento da comunidade católica local. No contexto histórico da época havia a necessidade de um centro de formação para a mocidade feminina e, desta maneira, atendendo a um convite do Vigário, vieram para Bebedouro as Irmãs Dorotéias, cujo trabalho com a educação já adquirira notório reconhecimento.
O terreno para a construção do Colégio foi doado pelo Cel. Raul Furquim, proeminente figura que muito colaborou para o desenvolvimento do município. Inicialmente foram oferecidos os cursos Primário e Normal, e, logo em seguida, o curso Ginasial. Todos os cursos eram somente para moças e meninas, nos regimes de internato, semi-internato e externato. Em 1934, os esforços dos primeiros anos foram compensados com a formatura da primeira turma do curso Normal, constituído por 16 alunas. Este Curso, voltado para a formação de professoras, funcionou até o ano de 1975, e formou 41 turmas de profissionais que muito contribuíram com a educação em Bebedouro e em outras praças.
Em sua trajetória o Colégio passou por diversas denominações Escola Normal Livre de Bebedouro, Escola Normal de Bebedouro, Escola Normal e Particular de Bebedouro, Escola Normal Livre Anjo da Guarda, Escola Normal Anjo da Guarda, Escola Normal Particular Anjo da Guarda, e, finalmente, Colégio Anjo da Guarda.
Em meados da década de 1940, teve início uma campanha que mobilizou toda a comunidade do Anjo da Guarda com o objetivo de angariar recursos para a construção do Santuário em devoção á Nossa Senhora de Fátima. Em 1949 ocorreu a inauguração do templo e no ano seguinte os devotos recebiam a nova imagem de Nossa Senhora de Fátima que, especialmente esculpida em Portugal, fora um presente da colônia portuguesa de Bebedouro.
No decorrer do tempo, houve a diversificação dos níveis de ensino oferecidos à comunidade. Na década de 1960 nascia a Educação Infantil, enquanto que nos anos de 1970, época de significativas mudanças no sistema educacional do país, eram implantados o Ensino Profissionalizante e o Ensino Supletivo. Foi neste mesmo contexto que o Colégio deixou de atender exclusivamente à clientela feminina e estendeu sua proposta educacional também aos rapazes.
Nas décadas seguintes o Anjo da Guarda ampliou e modernizou seus espaços, de forma que a estrutura física se adaptasse às necessidades pedagógicas e metodológicas atuais. Ás vésperas de completar seus 80 anos de existência, o Colégio mantém como enfoque de sua ação educativa a formação integral de crianças e adolescentes, com um projeto de Ensino Básico completo, desde o maternal até a 3 série do Ensino Médio.