Sobre Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço
A Riviera de São Lourenço o maior projeto de desenvolvimento urbano do litoral brasileiro é uma realização da Sobloco Construtora SA
O Plano Urbanístico da Riviera de São Lourenço, com seus quase 9 milhões de m2, representa 1,8 da extensão territorial de Bertioga. Em sua fase atual, o empreendimento responde pela arrecadação de 36 milhões de reais por ano, em termos de IPTU e ITBI, (equivalente a cerca de 12 mil casas populares) representando mais de 50 da arrecadação total do Município neste segmento tributário. Quando totalmente implantada a Riviera gerará aproximadamente R 60 milhõesano, de arrecadação provenientes do IPTU e ITBI e responderá por mais de 70 da arrecadação do Município.
Desde os primeiros passos para a sua implantação, e até hoje, a Sobloco Construtora, empresa responsável pela realização deste projeto, vem planejando o uso e a ocupação do solo e realizando os investimentos necessários no campo do saneamento básico, garantindo padrões de excelência na defesa do meio ambiente e, ao mesmo tempo, criando condições de crescimento econômico com qualidade de vida. Os esforços de todas estas preocupações e cuidados urbanísticos culminaram na conquista da certificação com a norma ISO 14001, emitida pelo órgão certificador ABS Quality Evaluations, tornando-se desta forma, o primeiro projeto de desenvolvimento urbano a receber o certificado em todo o mundo.
Com este padrão de planejamento urbano a Riviera em seus 33 anos de existência, nunca foi atingida por falta de abastecimento de água, poluição da praia por efluentes de esgoto, enchentes, poluição sonora, do ar ou mesmo visual, ou de deficiências de mobilidade urbana. Pelo contrário hoje o empreendimento incentiva o uso de bicicleta, já tendo 5 km de ciclovias e com planos de ampliar este equipamento mantém um laboratório de controle ambiental que monitora as águas do empreendimento (água distribuída, esgoto tratado, canais de drenagem e balneabilidade da praia) realiza adensamento florestal, com espécies nativas da mata atlântica, tendo nos últimos anos, plantado mais de 45 mil mudas de espécies nativas.
Destaca-se no empreendimento da Riviera de São Lourenço a sua Associação de Amigos. São 500 funcionários, divididos em 4 setores saneamento básico (coleta, tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto) manutenção (gerenciamento de resíduos, conservação de ruas, praças, avenidas, áreas verdes, praia, canais de drenagem) segurança (monitoramento CFTV, montada, motorizada e canina) e administrativo