Analista de Suporte Técnico
Categoría: Informática, TI, Telecomunicações
Cargo: Analista de Suporte Técnico
O que você faz? Quais são as áreas que estão sob a sua responsabilidade?
O Analista de Suporte Técnico é o profissional responsável pela infraestrutura de TI de uma empresa, garantindo o suporte tecnológico para o tráfego de informações.
Um Analista de Suporte Técnico padroniza a análise e programação dos sistemas de aplicação, acompanhando o desempenho dos recursos técnicos instalados.
Está sob as responsabilidades de um Analista de Suporte Técnico atuar com suporte técnico em hardware e software para clientes internos e externos, responder a questões não só técnicas, mas também relativas a serviços, produtos, relacionamento com clientes, garantia entre outros, projetar e prestar manutenção em redes de computadores, se responsabilizar pela segurança dos dados de serviço, participar na análise, estudo, seleção, planejamento, instalação, implantação e manutenção de software básico e de apoio como sistemas operacionais, banco de dados, teleprocessamento e correlatos, criar políticas de segurança, realizar prevenção contra invasões físicas ou lógicas, definir a manutenção do controle de acesso aos recursos, instalar, configurar e atualizar programas de anti-Vírus e anti-SpyWares, realizar manutenção de rotinas de cópias de segurança, estudar a implantação e documentação de rotina que melhorem a operação do computador, Instalar e manter os diversos Sistemas Operacionais, instalar e manter a comunicação digital, configurar as contas de correio eletrônico, interligar as possíveis filias por WAN através de VPN´s ou outros recursos, instalar e manter sistemas de gestão (ERP), instalar e manter sistemas de banco de dados, prestar suporte aos usuários da empresa ou organização, prover sistemas de mídia digital, atuar como parceiro para dar suporte à equipe de suporte técnico, participar e dar suporte a outros projetos da empresa, conforme requisição da diretoria.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Analista de Suporte Técnico além da graduação é essencial que possua conhecimento na área de informática em geral.
Com que áreas se relaciona, dentro de uma empresa?
O Analista de Suporte Técnico por ser o profissional responsável pela infraestrutura de TI de uma empresa, garantindo o suporte tecnológico para o tráfego de informações, se relaciona com a área de TI, Informática e Suporte Técnico.
Cargos Relacionados
Formações Relacionadas
- Graduação em Sistemas de Informação
- Ciência da Computação
- Engenharia da Computação