Sobre Ajinomoto do Brasil
O Grupo Ajinomoto foi fundado em 1909, por meio da descoberta feita pelo Dr. Kikunae Ikeda, professor e pesquisador da Universidade Imperial de Tóquio, que, através de estudos e pesquisas, descobriu o umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano - e a principal substância responsável por este gosto: o ácido glutâmico, aminoácido amplamente presente em alimentos in natura e no corpo humano. Após esta descoberta, patenteou-se o ácido glutâmico, hoje, mundialmente conhecido como AJI-NO-MOTO®, e nasceu a empresa Ajinomoto.
Hoje, a companhia está presente em 35 países, com 123 fábricas e cerca de 34 mil funcionários no mundo todo.
No Brasil, a Ajinomoto chegou em 1956 e hoje o país é o 3º mercado mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos EUA. Possui sede administrativa em São Paulo e quatro unidades fabris no interior de São Paulo, localizadas nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras. A companhia atende o mercado nacional e internacional e emprega cerca de 3.000 funcionários.
Entre suas áreas de negócios está a linha de produtos voltada ao consumidor, que inclui o tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das linhas de sopas VONO®, os refrescos em pó MID® e FIT™ Zero Açúcar, a linha de temperos da marca Satis!™ e o azeite Terrano. A companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar).
A Ajinomoto do Brasil também fornece aminoácidos, que são utilizados como matéria-prima nas indústrias alimentícia, cosmética, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios.